21 julho, 2004

Até que ponto?

A vida de quem está se formando ou acabou de se formar é muito difícil. Existem milhares de conflitos... Já estagiei diversas vezes: trabalhei com projeto (imaginem só, eu, projeto!!!), com iluminação, com monitoria, dei aulas de inglês para adolescentes nos sábados de manhã,... topei quase tudo.
Acho que trabalhar é muito bom. Deixa a gente mais esperta, sabe? Existem coisas que a gente só aprende na rua mesmo, no dia-a-dia. São coisas pequenas como passar fax (pensem que sou idiota, mas eu não sabia). Enfim... aprende-se de tudo. A relacionar com as pessoas principalmente. Acho que aprendi a ouvir e a falar também.
Apesar de tudo isso, ainda tenho muitos conflitos. É comum , nós, estagiários, sermos contratados por salários simbólicos com o argumento de que ganharíamos experiência. Parte disso é verdade. No entanto, existe um ponto onde as coisas desandam. Acabamos sendo obrigados a fazer coisas que não nos dão experiência propriamente dita.
Até que ponto é nosso dever fazer as coisas? Sempre me questiono isso. Acho que é pq trabalhei já algumas vezes... descobri que tem coisas que não tolero.